Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês encurta visita privada à África do Sul devido a inundações

Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall, encurtou a sua visita privada à África do Sul para regressar a Dakar, terça-feira à noite, devido a inundações no seu país, que fizeram cerca de 10 mortos na capital e em várias outras localidades, entre domingo e terça-feira.

Sall deixou Dakar a 24 de agosto corrente numa deslocação privada de alguns dias à África do Sul.

Para além dos mortos, chuvas torrenciais excecionais registadas no Senegal até 156 mm em menos de duas horas em Dakar provocaram ainda consideráveis danos materiais.

Em Dakar e arredores, bem como em outras regiões, muitas estradas ficaram intransitáveis, algumas casas desabadas e vários veículos submersos.

Esta situação obrigou o Governo senegalês a desencadear o Plano de Organização de Socorros (ORSEC) para mobilizar meios financeiros e materiais em todo o território nacional.

Por seu turno, a imprensa organizou Telethons (emissões de doações) que permitiram angariar centenas de milhões de francos CFA para ajudar os numerosos sinistrados.

A 14 de agosto corrente, nove pessoas, incluindo um bebé, morreram em Dakar, após o desabamento de paredes ou por afogamento.

A Meteorologia nacional indicou que as chuvas iriam continuar até meados de setembro próximo.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/IZ 29ago2012