Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall, participa esta quarta-feira, em Paris, numa reunião internacional “de alto nível” consagrada à luta contra os conteúdos online de caráter terrorista ou o extremismo violento, anuncia um comunicado oficial transmitido à PANA, em Dakar.
A reunião agrupará a União Europeia (UE), o Senegal, a Alemanha, a Austrália, o Canadá, a Grã-Bretanha, a Indonésia, a Irlanda do Sul, o Japão, a Jordânia, a Noruega bem como empresas de informática, incluindo Amazon, Apple, Facebook, Google, Microsoft, Twitter e Youtube.
Promovida pela Nova Zelândia e por França, esta reunião de alto nível segue-se aos ataques terroristas mortais de Christchurh, a 15 de março último, contra a comunidade muçulmana neozelandesa.
O encontro visa sensibilizar o grande público e mobilizar os poderes públicos e as grandes companhias do setor privado ativas nas redes sociais, contra quaisquer formas de ideologias extremistas e violentas, indica o comunicado da Presidência senegalesa.
Entre as conclusões da reunião, espera-se um "apelo para a ação de Chirstchurch para erradicar o conteúdo terrorista e o extremismo online”.
Durante a sua estada na capital francesa, que termina sábado, o Presidente Sall participará igualmente numa cimeira intitulada “Tech For Good” e na bienal de arquitetura de Versalhes.
-0- PANA AAS/JSG/MAR/IZ 14maio2019