Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês convida África a integrar diáspora

Dakar- Senegal (PANA) -- O Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, propôs segunda-feira em Dakar à União Africana (UA) a concessão do estatuto de observador à diáspora africana, instando o continente a estabelecer relações estreitas com a comunidade afroamericana.
"Devemos instaurar uma certa cooperação entre África e os Afroamericanos.
Isto não quer dizer que negamos a soberania dos Estados Unidos da América, mas podemos considerar que há uma espécie de colectividade negra neste país", declarou.
Intervindo durante a cerimónia de abertura dum simpósio de quatro dias sobre "os Estados Unidos de África", o Presidente Wade reiterou a sua proposta de fazer da diáspora africana a sexta região do continente.
As cinco outras regiões são a África Ocidental, a África Oriental, a África Central, a África do Norte e a África Austral O simpósio sobre os Estados Unidos de África é co-organizado pela Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar e pelo Ministério senegalês dos Negócios Estrangeiros.
Ele agrupa perto de 300 universitários, pesquisadores, intelectuais e decisores políticos de África e da sua diáspora para "reflectir sobre o federalismo em África" numa abordagem pluridisciplinar relativa, nomeadamente, aos aspectos constitucionais, políticos, económicos, sociais e culturais dum Estado federal à escala do continente.