Presidente senegalês convida juventude a envolver-se no combate à covid-19
Dakar, Senegal (PANA) - O chefe de Estado senegalês, Macky Sall, apelou quarta-feira à juventude do seu país para se envolver ativamente na luta contra a propagação do coronavírus, indica um comunicado do Conselho de Ministros transmitido no mesmo dia à PANA, em Dakar.
Ele exortou nomeadamente os jovens a confortar “diariamente” a argumentação comunitária para a observância generalizada das medidas de proteção e o uso obrigatório e sistemático da máscara nos transportes e lugares públicos, sob pena de multa, em caso de infração.
De acordo com o comunicado, o Presidente Sall deu como instrução aos ministros do Interior e das Forças Armadas para desdobrar no terreno um dispositivo especial de regulação e controlo do acesso às praias e das concentrações públicas em todo o território nacional.
Desde o levantamento do recolher obrigatório e do Estado de Emergência, constata-se um relaxamento no seio da população, que se traduz numa progressão preocupante da doença.
"Ao levantar o Estado de Emergência, eu lembro ao mesmo tempo que a emergência sanitária continua e ela impõe-nos um dever de vigilância, um dever de responsabilidade individual e coletiva. O perigo está sempre presente e nós devemos continuar a luta”, preveniu, no entanto, o Presidente Sall, numa mensagem à Nação, a 29 de junho último.
O Senegal registou, esta quinta-feira, 177 novos casos de coronavírus e cinco mortes ocorridas nas últimas 24 horas.
Desde 2 de março último, data do surto da doença a nível nacional, o país contabilizou oficialmente 10 mil 715 casos positivos dos quais sete mil 101 recuperações e 223 mortes e três mil 390 pacientes ainda em tratamento nas diferentes estruturas dedicadas ao tratamento da covid-19.
-0- PANA AAS/JSG/FK/IZ 06agosto2020