Presidente senegalês contra violência em estádios no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall, pediu terça-feira o fim da violência em estádios do Senegal.
O apelo do chefe do Estado senegalês segue-se a graves incidentes ocorridos segunda-feira última durante um jogo de futebol em Rufisque, a cerca de 30 quilómetros de Dakar, que resultaram num morto e em vários feridos.
"A espiral da violência nos nossos estádios deve acabar imediatamente", disse Macky Sall na sua conta Twitter.
“A agressão física às pessoas e a destruição dos bens publicos são intoleráveis e inaceitáveis”, acrescentou o chefe do Estado, apelando à responsabilidade de todos e prometendo que o Estado assumirá com firmeza as suas responsabilidades."
Um jovem de 20 anos de idade morreu segunda-feira última em Rufisque durante confrontos que eclodiram durante um jogo de futebol entre duas equipas da referida cidade, pontuável para as meia-finais do campeonato de futebol para as férias, que sempre desperta enormes paixões entre os moradores dos seus bairros.
A vítima, que já sofria de asma, terá perdido o conhecimento numa debandada depois de ter inalado gás lacrimogêneo, tendo falecido durante a sua evacuação para um hospital.
Além da perda desta vida humana e dos feridos, houve também avultados dados materiais, nomeadamente a queima da relva sintética do estádio, durante esta disputa violenta e confusa resultante dum controverso penalty concedido pelo árbitro a uma equipa em detrimento dtambém.
Por consequinte, o Ministério do Desporto decidiu suspender o campeonato de férias em Rufisque.
-0- PANA-APS SD/OID/JSG/MAR/DD 07dez2021