Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall, desaconselhou os países africanos de fechar as portas à África do Sul e a outros países da África Austral, apesar do aparecimento da variante Omicron do coronavírus.
Macky Salk falava na oitava conferência do Fórum de Cooperação China-África, aberto segunda-feira, em Diamniadio, arredores de Dakar.
Vários países decidiram fechar as suas portas aos viajantes da África do Sul, onde uma nova variante potencialmente contagiosa da covid-19 foi descoberta recentemente.
Mas o chefe de Estado senegalês declarou que “África não fechará as suas portas à África do Sul e à África Austral”.
Sall falava depois do discurso do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, na abertura do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), segundo a Agência Senegalesa de Notícias (APS).
As fronteiras do continente não devem ser fechadas a países como a África do Sul, disse Macky Sall, pedindo contudo aos Estados africanos para serem vigilantes quanto ao respeito das medidas de barreira.
Por seu turno, o Presidente da União Africana apelou para que os países da África Austral não sejam "injustamente estigmatizados".
No domingo, o Presidente sul-africano disse estar "profundamente decepcionado com o fecho das fronteiras, que ele vê como uma forma de discriminação contra o seu país e os seus vizinhos.
-0- PANA BHC/ASG/ASB/JSG/SOC/MAR/IZ 30nov2021