Dakar, Senegal (PANA) – O chefe do Estado senegalês, Macky Sall, deixa Dakar nesta quarta-feira para Nouakchott para assistir, um dia depois, à cerimónia de investidura do seu homólogo eleito da Mauritânia, Mohamed Ould Cheikh Ghazouani, anuncia um comunicado oficial transmitido à PANA.
Depois da confirmação da sua vitória eleitoral, o Presidente Sall enviou-lhe uma mensagem de felicitações pela sua “brilhante vitória” nas eleições de 22 de junho último, sublinhando, nessa ocasião, a sua "vontade de trabalhar com ele para o reforço das relações de cooperação e de boa vizinhança entre os dois países".
"No espírito das excelentes relações de boa vizinhança, de amizade cordial e de cooperação convivial entre os nossos dois países, congratulo-me com a ideia de trabalhar com você para o reforço destes laços privilegiados” escreveu na altura o Presidente Sall.
Candidato da União para a República (UPR), o partido no poder, o general Ghazouani obteve 52,01 por cento dos votos contra os 18,58 por cento ganhos pelo seu rival, Biram Ould Dah Ould Abeid.
O outro candidato derrotado foi o ex-primeiro-ministro, Sidi Mohamed Ould Boubaar, que conseguiu 17,87 por cento dos sufrágios expressos.
O Presidente mauritano cessante, Mohamed Ould Abdel Aziz, não se candidatou à sua própria sucessão por já ter feito dois mandatos sucessivos, em conformidade com a Constituição do país.
-0- PANA AAS/JSG/MAR/DD 31julho2019