Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês apela à oposição para diálogo

Dakar- Senegal (PANA) -- O Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, apelou sexta-feira à oposição para "virar a página das eleições de 22 de Março último e trabalhar juntamente com o poder" para o desenvolvimento do Senegal.
Na sua mensagem à nação, na véspera da celebração da festa da independência do país, Wade ressaltou que as eleições locais de 22 de Março ocorreram com calma e sem contestações maiores.
O chefe do Estado senegalês felicitou a aposição por ter conquistado os sufrágios dos Senegaleses em quase todas as grandes cidades do país, incluindo a capital, Dakar.
A "vitória da oposição ilustra a maturidade da democracia senegalesa e a fiabilidade do ficheiro eleitoral", estimou Wade, anunciando por outro lado a criação de um comité de vigilância, de que farão parte peritos da União Europeia (UE), encarregue de controlar o ficheiro eleitoral digital até à próxima eleição presidencial prevista para 2012.
O Presidente senegalês aproveitou também a ocasião para renovar as suas felicitações aos eleitores "pela sua mobilização, seu espírito cívico e o seu senso de responsabilidade" no desenrolamento deste escrutínio.
Esta mobilização, traduzem, segundo Wade, "uma vontade do povo senegalês de mudança".
O chefe do Estado senegalês prometeu "velar pelo respeito das escolhas dos cidadãos e ajudar os eleitos, tanto da oposição como da maioria presidencial, a exercer bem os seus mandatos para que nada os impeça de exercer as suas funções".
O chefe do Estado senegalês comprometeu-se a tomar medidas visando a redifinição do estatuto da oposição e do chefe institucional da oposição.