Presidente senegalês apela à desescalada na Ucrânia
Dakar, Senegal (PANA) - O presidente senegalês, Macky Sall, apelou novamente domingo a uma "desescalada" na Ucrânia, soube a PANA de fonte oficial.
Também presidente em exercício da União Africana (UA), Macky Sall sublinhou que o continente africano está a trabalhar no sentido de trazer de volta a paz entre a Ucrânia e a Rússia.
"Acreditamos que é precisa uma desescalada no teatro ucraniano", disse Sall sobre a crise diplomática e militar causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, no final de fevereiro último.
Quanto a África, prosseguiu, trabalhará nesta perspetiva de paz, de desescalada", disse o estadista senegalês numa conferência de imprensa conjunta com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em Dakar.
Segundo Macky Sall, África pretende "dar prioridade ao diálogo para que os Russos e os Ucranianos possam encontrar uma saída de crise (...)" no seu conflito.
"A guerra na Ucrânia é uma tragédia humana com um risco de rutura nuclear", para não mencionar as repercussões deste conflito sobre a economia mundial, lamentou Sall ao lado de Guterres.
o SG das Nações Unidas, que acaba de regressar de uma viagem pela Rússia e pela Ucrânia, chegou a Dakar sábado último à noite para uma "visita de solidariedade para o Ramadão."
Da Capital senegalesa, Guterres rumará para o Níger e a Nigéria.
Em Dakar, ele avistou-se com o chefe do Estado senegalês, com quem partilhou uma refeição para quebrar o jejúm, antes de realizar uma conferência de imprensa conjunta.
-0- PANA BHC/BK/JSG/SOC/DIM/DD 02maio2022