Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês anuncia dissolução do Parlamento

Dakar, Senegal (PANA) - O novo Presidente da República do Senegal, Macky Sall, anunciou terça-feira à noite em Dakar a dissolução da Assembleia Nacional e o adiamento para 1 de julho das eleições legislativas inicialmente previstas para 17 de junho.

Macky Sall explicou, no seu primeiro discurso à nação, ter tomado esta decisão após consulta da nova oposição, o Partido Democrático do Senegal (PDS) do Presidente cessante, Abdoulaye Wade, que deu o seu acordo para o adiamento de 15 dias das legislativas, depois de ter discutido com os seus aliados.

O Presidente alegou o prazo muito curto para o depósito das listas para as eleições para propor o adiamento do escrutínio para 1 de julho e a recusa da oposição o teria obrigado a dissolver a Assembleia Nacional.

Antes de ser eleito Presidente, Macky Sall, de 51 anos, ocupou os cargos de ministro das Minas, do Interior, primeiro-ministro e presidente da Assembleia Nacional, sob o regime do Presidente Abdoulaye Wade.

Macky Sall foi investido segunda-feira após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 25 de março com 65,8 porcento dos sufrágios contra 34,2 porcento para Abdoulaye Wade.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/TON 04abril2012