Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês anuncia criação de 15 mil novos empregos

Dakar, Senegal (PANA) – O Governo do Senegal, apoiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), vai brevemente lançar um Projeto de Apoio à Promoção do Emprego dos Jovens e das Mulheres, estimado em 19 biliões de francos CFA (39 milhões 696 mil dólares americanos), anunciou o Presidente senegalês, Macky Sall, na sua mensagem à nação por ocasião da celebração, esta sexta-feira, do 54º aniversário da ascensão do país à independência.

Macky Sall precisou que o projeto em curso de execução é elaborado para ajudar os jovens e as mulheres portadoras de projetos nas zonas rural e periurbana.

Segundo ele, este projeto deve « apoiar a restruturação de infraestruturas e de plataformas multifuncionais de transformação e de armazenamento dos produtos agrícolas e facilitar o acesso dos jovens e das mulheres ao financiamento, atenuando os obstáculos ligados às taxas de juro, às garantias e contribuições pessoais exigidas para a concessão de empréstimos ».

O projeto previsto num período de cinco anos permitirá a criação de 15 mil novos empregos.

Por outro lado, está prevista a criação de outros milhares de empregos em colaboração com o Banco Islâmico de Desenvolvimento que já disponibilizou 11 biliões de francos CFA(22 milhões 989 mil dólares americanos) para apoiar um Programa de Desenvolvimento do Empresariado Feminino e Apoio ao Emprego das Raparigas.

À sua chegada à magistratura suprema do Senegal, há dois anos, Macky Sall inscreveu o emprego dos jovens como uma das suas principais prioridades ao prometer criar 300 mil postos de trabalho antes do fim do seu mandato.

No Senegal, o mercado do trabalho regista anualmente cerca de 200 mil novos requerentes de emprego.

-0- PANA KAR/JSG/FK/TON 04abril2014