Presidente são-tomense inaugura escola básica de Monte Café
São Tomé e Príncipe- (PANA) - O Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, inaugurou, terça-feira, uma escola básica em Monte Café, no distrito de Mé-Zóchi, na cidade de São Tomé, soube a PANA de fonte oficial em Sao Tomé.
Falando nessa ocasião, o Presidente da República disse que investir na educação é investir no desenvolvimento sustentável.
Por sua vezs, a minoistra da Educação e Ensino Superior, Julieta Rodrigues, indicou que, com a infraestrutura, avaliada em um milhão de euros, o país melhorará o acesso ao ensino.
A governante enalteceu que o ideal é encurtar a distância entre alunos e estabelecimentos de ensino.
Este investimento resulta das responsabilidades sociais das empresas petrolíferas que operam na zona económica exclusiva em São Tomé e Príncipe, acrescentou.
Komos Energy, uma das financiadoras, reconheceu, através dum seu responsável pelo setor do marketing, que se trata de um dos projetos mais relevantes que a petrolífera americana apoia no Estado são-tomense.
Com dinheiro do petróleo, São Tomé e Príncipe alargará a cobertura do sistema de ensino educativo, investindo na educação, no distrito de Mé-Zóchi, o segundo mais populoso do país.
A 800 metros de altitude, em Monte Café (comunidade agrícola, onde resides a maioria dos descendentes angolanos e cabo-verdianos), nasceu a escola básica António Francisco Pires, com cerca de 10 salas de aulas, um consultório medico e bibliotecas.
As obras iniciaram em 2018, e, dois anos depois, elas ficaram concluídas, refere-se.
O início do ano letivo 2020-2021, previsto para setembro próximo, acontece numa altura em que o país está a combater a covid-19 (coronavírus), evitando a sobrelotação das salas de aulas, uma prática corrente em São Tomé e Príncipe.
Todavia, o Governo vê-se obrigado a alterar e investir mais na educação, indica-se.
-0- PANA RMG/DD 14julho2020