Agência Panafricana de Notícias

Presidente santomense preocupado com aumento de criminalidade no país

São Tomé, São Tomé e Príncipe - (PANA) – O Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, mostrou-se preocupado com o elevado nível de crimes registados nos últimos tempos no arquipélago e instou o Executivo de Patrice Trovoada a dotar a Polícia dos meios necessários para o efeito.

“Fazer mais e melhor com os meios disponíveis terá, assim, que ser forçosamente um dos grandes objectivos da Polícia Nacional", disse o Presidente Pinto da Costa por ocasião do 37º aniversário desta corporação, comemorado a 27 de agosto.

Ele disse estar certo de que a Polícia Nacional "saberá estar à altura desse imperativo nacional que é a segurança, ao serviço dos direitos, das liberdades e das garantias fundamentais dos cidadãos".

Na qualidade de comandante supremo das Forças Armadas, alertou para necessidade de se reforçar a segurança interna "para uma boa imagem do país no exterior".

Seegundo o comissário Roldão Boa Morte, comandante da Polícia nacional de São Tomé e Príncipe, o arquipélago registou 546 crimes diversos entre janeiro e junho deste ano.

Falando em entrevista à PANA, ele indicou que os furtos e os roubos são os crimes que mais preocupam a Polícia, sobretudo porque, em muitos casos, estes são perpetrados por adolescentes dos 12 aos 15 anos de idade.

“Numa recente operação conjunta entre a Polícia Nacional e a PIC (Polícia de Investigação Criminal) quase todos esses jovens foram detidos e estão presos na cadeia”, afirmou o comissário.

Roldão Boa Morte, licenciado em Cências Policias em Portugal, garante que o combate eficaz aos crimes resulta de uma política de proximidade em curso desde a sua chegada ao comando da corporação.

Na entrevista, o comandante da Policia Nacional, explicou que o nível de desemprego está por detrás do alto nível de criminalidade registado nos últimos tempos e que preocupa o Presidente santomense.

Com 452 agentes, a Polícia Nacional prepara-se para formar mais quadros, tendo Portugal e Angola como seus principais parceiros de cooperação.

-0- PANA RMG/IZ 29ago2012