Agência Panafricana de Notícias

Presidente santomense inaugura centro de formação profissional

São Tomé São Tomé e Príncipe (PANA) - O Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, inaugurou quarta-feira um centro de formação profissional construído graças à cooperação brasileira.

No seu discurso, Pinto da Costa declarou que o centro Brasil-São Tomé e Príncipe "constitui uma boa alternativa ao ensino superior e uma fonte de novas oportunidades para os jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho".

A sua entrada em funcionamento, diz o Presidente da República, permitirá alargar a oferta educativa num domínio em que o país é ainda largamente deficitário.

Por sua vez, o ministro da Educação, Cultura e Formação, Jorge Bom Jesus, enalteceu o apoio da cooperação brasileira.

Destacou que a construção deste centro no arquipélago santomense vai aumentar a produtividade com impactos significativos na competitividade da economia, no crescimento económico e na atração de investimentos privados produtivos que permitam aumentar a riqueza para vencer a pobreza.

Do seu lado, Paulo Cordeiro, sub-secretario-geral dos Assuntos Políticos para África e Médio Oriente, afirmou, em representação do Governo brasileiro, que a presença do seu país em São Tomé e Príncipe visa ajudar este último a se transformar-se, no futuro, numa “nação gigante no continente africano”.

Orçado em cinco milhões dólares americanos disponibilizados pela cooperação brasileira, o centro de formação profissional Brasil/São Tomé e Príncipe, construído e apetrechado, vai permitir absorver 800 estudantes nas áreas da mecânica para automóveis, da construção civil, da informática e da eletricidade.

O centro de formação Brasil-São Tomé e Príncipe que é tido pelas autoridades santomenses como uma alternativa à formação superior no arquipélago, vai proporcionar formação de dois a um ano.

-0- PANA RMG/DD 23maio2014