Agência Panafricana de Notícias

Presidente santomense advoga sério investimento no setor da saúde

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) – O Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, exortou o Governo do primeiro-ministro Patrice Trovoada a investir seriamente no setor de saúde a fim de aliviar o sofrimento da população e melhorar a imagem do país nesta matéria no exterior.

“O sistema nacional de saúde esta a quem do que deveria ser em matéria de prestação de cuidados de saúde. Esta é uma realidade que não pode, em conjuntura alguma, ser escondida ou omitida”, criticou Pinto da Costa face ao atual estado do sistema nacional de saúde.

Na sua declaração, o Presidente da República de São Tomé e Príncipe disse reconhecer as limitações financeiras do pais em termos de recursos financeiros, defendendo no entanto que o Governo deve imprimir rigor na gestão dos escassos recursos para melhorar com eficácia a prestação de cuidados primários de saúde à população.

Pinto da Costa disse que o setor da saúde deve ser alvo de atenção permanente de quem governa por forma a evitar situações alarmantes de rutura, tendo em conta a realidade do país.

O número um santomense, durante quatro dias, constatou as realidades e ouviu as preocupações dos profissionais do seto.

Ele afirmou que existem muitas infraestruturas degradadas, a insatisfação e o desespero dos profissionais e utentes a que se juntam a escassez de medicamentos ou inexistência de utensílios básicos e medicamentos bem como um serviço de emergência capaz de responder às necessidades, incluindo o transporte de doentes e meios complementares de suporte de vida.

O alto magistrado da nação alertou o Governo de Patrice Trovoada,que o impacto negativo do sistema nacional de saúde se reflete no desenvolvimento do turismo, uma das principais riquezas do arquipélago santomense.

O Presidente Pinto da Consta sublinhou que, com os meios disponibilizados no âmbito da cooperação bilateral e multilateral, São Tomé e Príncipe já deveria ter uma rede inteligente de cobertura e um hospital de nível internacional.

-0- PANA RMG/DD 27set2012