Agência Panafricana de Notícias

Presidente rwandês na cimeira económica Sul-Sul na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O Presidente rwandês, Paul Kagame, faz parte dos convidados esperados na segunda cimeira económica Sul-Sul em Asaba, no Estado petrolífero nigeriano do Delta do Níger, prevista para 26 a 28 de abril corrente.

Outros participantes esperados nesta cimeira são o antigo presidente da Câmara Municipal de Nova Iorque, Rudy Guiliana, o primeiro diretor-geral adjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI), John Lipsky, e o 17º presidente da Associação dos Chefes dos Estados-Maiores Norte-americanos, o almirante Mike Mullen.

Segundo o diário privado « Guardian », esta cimeira, que decorrerá sob o lema « Investimento, Desenvolvimento, Segurança », visa insistir no facto de que a região Sul-Sul se desenvolve e está pronta para receber investimentos.

Os organizadores declararam que o Presidente Kagame vai trazer a perspetiva dum combatente da liberdade e a dum líder que reconstrói o seu país nos destroços do genocídio, apesar dos desafios imensos.

"Sob a sua direção, o Rwanda foi denominado o maior êxito africano e Kagame tornou-se num defensor público de novos modelos do apoio externo que ajuda os recipiendários a tornar-se autónomos", indicaram.

« Ele deve pronunciar um discurso-programa sobre Políticas de Desenvolvimento Pós-Conflito », declarou o porta-voz da cimeira, Chike Ogeah.

Esta cimeira é organizada pela Comissão BRACED, que reúne os Estados de Bayelsa, de Rivers, de Akwa Ibom, de Cross River, de Edo e do Delta do Níger.

A primeira edição desta cimeira foi organizada em Calabar, no Estado de Cross River, em 2009.

-0- PANA SB/SEG/FJG/JSG/FK/TON 04abril2012