Agência Panafricana de Notícias

Presidente rwandês esperado no cinquentenário do Uganda

Kigali, Rwanda (PANA) - O chefe de Estado rwandês, Paul Kagame, participa terça-feira nas cerimónias alusivas ao 50º aniversário da independência do Uganda, soube a PANA de fonte oficial em Kigali.

O embaixador do Rwanda no Uganda, Franck Mugambage, indicou na Televisão Pública que as relações bilaterais entre o Rwanda e o Uganda estão boas em todos os domínios.

"Isto explica-se por várias visitas oficiais efetuadas recentemente pelos chefes de Estado rwandês, Paul Kagame, e ugandês, Yoweri Museveni, num ou noutro país para reforçar e reafirmar estes laços", acrescentou o diplomata rwandês.

Durante uma visita efetuada ao Rwanda em agosto de 2011, o Presidente ugandês lembrou que os povos rwandês e ugandês partilham numerosos pontos comuns relativos às suas línguas e à sua história, nomeadamente a sua guerra de libertação.

Museveni fazia alusão aos antigos refugiados rwandeses que combateram nas fileiras da ex-rebelião ugandesa e que o ajudaram a conquistar o poder em 1986.

Entre estes Rwandeses que contribuíram para a libertação do Uganda, figuram, nomeadamente o defunto general-major Fred Gisa Rwigema, tombado no combate, bem como o atual Presidente rwandês, Paul Kagame, que era naquela época chefe do serviço de informações militares ugandesas.

-0- PANA TWA/JSG/MAR/DD 9out2012