Agência Panafricana de Notícias

Presidente rwandês esperado "em grande pompa" pela diáspora em França

Kigali, Rwanda (PANA) - Cerca de dois mil e 500 Rwandeses da diáspora provenientes de perto de 10 países europeus preparam-se para reservar um acolhimento caloroso ao chefe de Estado rwandês, Paul Kagamé, que vai efetuar uma visita oficial histórica a França, de 12 a 13 de setembro corrente, indicou fonte diplomática em Kigaki.

A fonte citada quinta-feira à noite pela Rádio Rwanda refere que, em França, o chefe de Estado rwandês vai encontrar-se com o seu homólogo anfitrião, Nicolas Sarkozy, nesta visita organizada na perspetiva de promover os esforços de reconciliação entre os dois países.

O Rwanda e França restabeleceram as suas relações diplomáticas em novembro de 2009, três anos depois da sua rutura na sequência de mandados de captura internacionais emitidos pelo juiz de instrução francês Jean Louis Bruguière, contra nove personalidades rwandesas acusadas de genocídio.

O chefe de Estado rwandês vai reunir-se com os Rwandeses da diáspora na Europa, a 11 de setembro, na capital francesa antes do ínicio oficial da sua visita.

-0- PANA TWA/TBM/SOC/MAR/IZ 09set2011