Agência Panafricana de Notícias

Presidente rwandês convidado para cerimónia oficial de independência do Sul Sudão

Kigali, Rwanda (PANA) – O Presidente rwandês, Paul Kagame, foi convidado a assistir à proclamação oficial da independência do Sul Sudão prevista para julho próximo em Juba, prinxcipal cidade deste território que vai tornar-se no 54º país africano, indica um comunicado divulgado nesta quinta-feira em Kigali.

O convite foi entregue ao estadista rwandês por um alto responsável do Governo do Sul Sudão, o tenente-general Nhial Deng Nhial, que se encontra em Kigali no quadro de uma visita de trabalho ao Rwanda cuja duração não foi revelada.

« O Rwanda figura entre os países africanos que realizaram progressos notáveis em diferentes domínios. É uma das nações modelos em África da qual o Sul do Sudão quer tirar lições pela sua sua experiência em matéria de desenvolvimenro », declarou o tenente-general Nhial à imprensa no termo de um encontro com Kagame.

Ele expressou preocupações em relação à situação de segurança no Sul Sudão devido a novas insurreições.

« Estes grupos armados tencionam criar a insegurança e é por isso que queremos empreender discussões com responsáveis rwandeses para nos ajudar a encontrar uma solução para esta ameaça », afirmou o tenente-general Nhial que chefia uma delegação oficial do Sul do Sudão.

-0- PANA TWA/AAS/FK/DD 05maio2011