Presidente russo nomeia novo embaixador na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, emitiu um decreto que nomeia Aydar Aghanin como o novo embaixador do seu país na Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com o decreto, publicado e divulgado por jornais líbios este sábado, Aidar Rashidovich Aghanin foi nomeado embaixador extraordinário e plenipotenciário da Federação Russa no Estado líbio.
Já desempenhou várias funçőes no seu país, nomeadamente no Departamento do Planeamento Político do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, na representação da Federação Russa nos territórios palestinos, alem das de conselheiro das embaixadas russas na Jordânia e na Eslovênia e de diretor do canal árabe "Russia Today".
A Rússia é um dos países envolvidos no processo líbio através da sua aliança com o autoproclamado chefe do Exército Nacional líbio baseado no Leste líbio, o marechal Khalifa Haftar, em particular, a cuja disposição mercenários do grupo russo Wagner.
Um pouco antes desta nomeação, o enviado do Presidente da Rússia ao Médio Oriente e países africanos, Mikhail Bogdanov, anunciou que o seu país pretende retomar brevemente as obras de reabilitação da sua embaixada em Trípol, oito anos após a sua evacuação em 2014 para a Tunísia, após a deterioração da segurança na cidade capital da Líbia e confrontos armados entre grupos armados rivais no local.
Mas, desde março de 2021, após o emposse do Governo líbio de Unidade Nacional, várias embaixadas retomaram as suas ativudades em Trípoli, aproveitando o regresso da estabilidade ao país
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 31dez2022