Agência Panafricana de Notícias

Presidente reeleito do Gana empossado perante Parlamento

Accra, Gana (PANA) - O Presidente do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, prestou juramento quinta-feira para um segundo mandato, constatou a PANA no local.

Tomando a palavra durante a cerim´«onia, Akufo-Addo apelou aos seus compatriotas para se envolverem no desenvolvimento do país.

"As oportunidades são infinitas, se estivermos unidos", disse o Presidente ganense reeleito num discurso proferido no Parlamento, na presença de muitos dignitários, incluindo vários dirigentes africanos.

“O sonho dos nossos antepassados, vamos realizá-lo. Se herdamos sonhos e visões dos nossos pais fundadores, devemos deixar legados e realidades aos nossos filhos e sos seus filhos”, declarou.

O Presidente Akufo-Addo, cuja vitória nas eleições presidenciais de 7 de dezembro de 2020 é contestada no tribunal pelo seu opositor, o ex-Presidente John Dramani Mahama, disse acreditar nas perspetivas ilimitadas do Gana e do seu povo.

"Então, vamos levantar-nos e agir, e, com a fé no Todo-Poderoso. Conbtrolemos o nosso destino", acrescentou.

Declarou que há muito trabalho por fazer durante o seu novo mandato de quatro anos,nomeadamente o objetivo de colocar o Gana "firmemente no caminho do progresso, da prosperidade e do desenvolvimento, após as ruinas causadas pela covid-19."

Identificou algumas áreas, como o reforço da democracia, da boa governação, da construção de uma economia forte, da extensão da educação, da agricultura e da expansão das redes rodoviárias e ferroviárias.

Felicitou Alban Bagbin, do Congresso Democrático Nacional (NDC), o principal partido da oposição, eleito presidente do oitavo Parlamento ganense, algumas horas antes da sua investidura.

“Juntos, eu e você, abriremos novos horizontes na governação e na política da quarta República, porque é a primeira vez na vida desta República que um presidente de partido no poder é obrigado, conforme as exigências do momento e a vontade do povo, de trabalhar, com toda a sinceridade e cooperação, com um presidente do Parlamento, vindo dum outro partido”, realçou o Presidente Akufo-Addo.

O Novo Partido Patriótico (NPP) de Akufo-Addo e o NDC da oposição têm cada um 137 assentos no Parlamento, com um deputado independente que na verdade é membro do NPP.

-0- PANA MA/AR/BAI/IS/MAR/DD 07janeiro2021