Presidente queniano visita África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, encontra-se desde segunda-feira, na África do Sul, para uma visita oficial de três dias.
O chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, acolheu o seu homólogo, no Palácio Presidencial da Union Buildings, em Pretória, para discussões sobre questões de ordem bilateral, multilateral, económica, regional e continental.
Um Memorando de entendimento sobre a cooperação e relações internacionais, assuntos internos e turismo deverá ser assinado esta semana.
Os dois estadistas vão falar durante um fórum de negócios Quénia-África do Sul, para apresentar cada vez mais os novos domínios de cooperação nos setores económico, comercial e de investimento.
Discutirão sobre os últimos desenvolvimento na riposta à pandemia do coronavírus no Mundo, incluindo o fabrico e a distribuição de vacinas.
Kenyatta visitará quarta-feira a fábrica Aspen Pharmacare, em Gqeberha, para ver as capacidades técnicas da África do Sul de fabricar e distribuir as vacinas e outros produtos farmacêuticos para o mercado mundial em conformidade com as normas internacionais mas também para desvendar os domínios de cooperação possíveis com o Quénia.
Os dois países são parceiros comerciais. A África do Sul exportou, em 2020, 500 milhões de dólares amrricanos de mercadorias para o Quénia contra 20 milhões 900 mil dólares de produtos importados.
Mais de 60 empresas sul-africanas estão presentes no Quénia, e que investem nos serviços financeiros, na imobiliária, na alimentação e bebidas, no espetáculo e setor hoteleiro, entre outros.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/IZ 23nov2021