Presidente queniano pede prudência com descida da curva de covid-19
Nairóbi, Quênia (PANA) - O Presidente Uhuru Kenyatta exortou segunda-feira os Quenianos a permanecerem focalizados na vitória contra o coronavírus, enquanto a curva de infecção começa a descer.
O chefe de Estado queniano, que abria uma conferência de 24 horas sobre o coronavírus, no Palácio presidencial, em Nairóbi, apelou para a prudência, dizendo que se deve fazer bom proveito do conhecimento adquirido com a resposta nacional e mundial dada ao novo coronavírus.
A conferência, patrocinada pelo Conselho dos Governadores, concentrou-se na construção de capacidades de resiliência para fazer face às futuras pandemias.
O Conselho de Governadores é um órgão que reúne os governadores dos 47 municípios.
O conhecimento relacionado à resposta nacional e mundial à pandemia deve ser usado na implementação da Cobertura Universal de Saúde (UHC) em todo o país, disse Kenyatta.
Eles devem ser estruturados para promover a medicina preventiva, prosseguiu.
A CMU é uma das quatro prioridades do programa Big Four do Presidente Kenyatta, que visa também desenvolver habitações sociais, manufatura e segurança alimentar e nutricional.
"A análise pre-mortem vai ajudar-nos a traçar o caminho a seguir para permitir a todos viver de boa saúde", afirmou o chefe de Estado.
“Usando este modelo, a conferência deve, portanto, aconselhar-nos sobre as formas e meios de promover a medicina preventiva através da gestão dos cuidados sintomático”, acrescentou.
Até domingo, o Quénia registou 33.057 infeções, recuperou 19.688 pacientes, enquanto 574 pessoas sucumbiram ao vírus. A taxa de mortalidade é de 1,69 por cenro em comparação com a do resto do planeta que é de 3,36 por cento.
As autoridades médicas estão, no entanto, prudentes e pedem aos Quenianos que não baixem a guarda.
-0- PANA DJ/MA/NFB/TBM/MAR/IZ 31agosto2020