Presidente queniano e secretário de Estado americano abordam situação na Etiópia e na Somália
Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - O secretário de Estado americano, Antony Blinken, reuniu-se com o Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, terça-feira, para abordar questões regionais, incluindo a situação na Etiópia e na Somália, soube a PANA de fonte oficial.
Numa declaração, o Departamento de Estado americano diz, em relação à Etiópia, que o Blinken e o Presidente Kenyatta sublinharam a necessidade urgente da cessaçào das hostilidades, do acesso humanitário sem obstáculos, do fim dos abusos e das violações dos direitos humanos e duma solução negociada para o conflito entre as forças federais etíopes e a Frente Popular para a Libertação de Tigray (FPLT), que já durou um ano.
"O secretário de Estado exprimiu o forte apoio dos Estados Unidos aos esforços de mediação do Presidente Kenyatta e do enviado especial americano para o Corno de África", lê-se no comunicado.
Em relação à Somália, Blinken destacou, para os líderes do Estado Federal e para os líderes nacionais, a importância de se realuzar imediatamente as eleições presidenciais e parlamentares sem irregularidades suscetíveis de comprometer a credibilidade dos resultados eleitorais.
Blinken expressou a oposição dos Estados Unidos à tentativa de suspensão do primeiro-ministro somalí, Mohamed Hussein Roble.
Os dois interlovutores concordaram que todas as partes se abstenham de fazer declarações e atos provocadores.
O Presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Farmajo, suspendeu Roble que, por sua vez, prometeu permanecer no poder, o que se afugura um último episódio de luta pelo poder entre os dois chefes do Executivo neste país do Corno de Áfruca.
-0- PANA MA/RA/NFB/JSG/MAR/DD 29dez2021