Agência Panafricana de Notícias

Presidente queniano determinado a lutar contra corrupção

Nairobi- Quénia (PANA) -- O Governo queniano tratará com fimeza funcionários coniventes de empresários que sobrefaturam projetos de infrastruturas, declarou terça-çfeira em Nairobi o Presidente queniano, Mwai Kibaki.
Falando na abertura da conferência sobre a eficácia e melhoria dos projetos de infrastruturas, Kibaki sublinhou que o seu Governo faz tudo para que a população não seja burlada afirmando que nenhuma tolerância será concedida a uma colisão entre empresários e funcionários com o fito de proceder à sobrefaturações de projetos.
"Desejo que agencias governamentais em causa punam com severidade e firmeza tais pessoas", declarou o Presidente Kibaki Ele exortou a população queniana a manifestar nenhuma simpatia a pessoas capturadas por desvios de fundos públicos, sublinhando que, por isso mesmo, penas pesadas devem ser inflingidas aos culpados.
"Os culpados de desvios de fundos públicos não devem ser autorizados a continuar a trabalhar no seio da administação.
Devemos punir estas pessoas que desviaram fundos públicos.
Não devemos ter pena dos vigaristas e vamos despedí-los", afirmou o estadista queniano.
Ele renovou a determinação do Governo a combater a corrupçâo e garantir uma utilização adequada dos impostos recolhidos junto dos cidadãos para garantir um crescimento económico acelerado.
"Os fundos públicos devem ser utilizados para desenvolver e instalar importantes realizações solicitadas pelas populações quenianas", acrescentou.
Ele disse que o país dispõe de jovens homens e mulheres em número suficiente e prontos para servir o país.
"Os que queiram continuar a desviar fundos públicos deverão retirar se e deixar o lugar à nova geração de profissionais capazes de desenvolver o país", concluiu o Presidente queniano.