Presidente português esperado em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, é esperado nesta segunda-feira, 17, em Cabo Verde, para uma visita de apenas cerca de quatro horas, limitada à cidade da Praia, devido à evolução da pandemia da covid-19, apurou a PANA de fonte segura.
Marcelo Rebelo de Sousa é esperado no aeroporto internacional da Praia, depois da 12 horas locais, devendo seguir para o Palácio Presidencial, onde vai manter uma reunião e almoço de trabalho com o Seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.
Durante a tarde, estão previstos encontros de Marcelo Rebelo de Sousa com o presidente da Assembleia Nacional (Parlameno), Jorge Santos, e com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, antes de seguir viagem, depois das 16 horas para a Guiné-Bissau, também no quadro de uma visita oficial.
A visita de Marcelo Rebelo de Sousa, a quarta sem contar escalas, a Cabo Verde acontece depois de 24.000 doses de vacinas contra a covid-19, doadas por Portugal, terem chegado, na madrugada de sábado última, à Praia, além do apoio médico que o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) vai prestar em hospitais do arquipélago, para o reforço da capacidade.
O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, disse, sexta-feira, prever abordar as relações na área da saúde, nomeadamente a vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde, durante a receção ao homólogo português.
Numa nota divulgada pelo chefe do Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, disse prever ainda falar com o seu homologo português sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja presidência rotativa Cabo Verde entrega a Angola em julho próximo.
Durante o primeiro mandato, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita de Estado ao país, em abril de 2017, participou na cimeira da CPLP, na ilha do Sal, em julho de 2018, e comemorou o 10 de Junho de 2019, com visitas às ilhas de Santiago e São Vicente, refere a fonte deste jornal.
-0- PANA CS/DD 17maio2021