Presidente norte-americano acolhe cimeira entre seu país e África em dezembro
Washington, Estados Unidos (PANA) – O Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou quarta-feira acolher todos os líderes de todo o continente africano, numa cimeira a ocorrer de 13 a 15 de dezembro de 2022, em Washington.
Num comunicado de imprensa publicado no mesmo dia no website da Casa Branca (Presidência da República), Biden declarou que a Cimeira dos Líderes Americanos e Africanos demonstrará o compromisso duradouro dos Estados Unidos para com África.
Afirmou que a mesma sublinhará a importância das relações entre ambas partes e de uma cooperação acrescida em termos de prioridades mundiais comuns.
O Presidente Biden declarou que esta primeira cimeira com os líderes africanos assentará nos seus valores comuns para melhor favorecer um novo compromisso económico.
Reforçará o compromisso dos Estados Unidos e de África a favor da democracia e dos direitos humanos, atenuará o impacto do coronavírus e das futuras pandemias, segundo o chefe do Estado nirte-americano.
Permitirá às duas partes trabalharem em colaboração para reforçar a saúde regional e mundial, promover a segurança alimentar, fazer progredir a paz e segurança, bem como responder à crise climática e amplificar os laços com a diáspora, segundo Biden.
"Eu estou impaciente de trabalhar com os Governos africanos, a sociedade civil, as comunidades da diáspora nos Estados Unidos e o setor privado para continuar a reforçar a nossa visão comum do futuro das relações entre os Estados Unidos e África”, declarou o Presidente norte-americano.
-0- PANA MA/BAI/IS/SOC/FK/DD 21julho2022