Presidente nomeia novo primeiro-ministro no Mali
Bamako, Mali (PANA) – O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, nomeou segunda-feira, Boubou Cissé, ministro da Economia e Finanças no anterior Governo, novo primeiro-ministro do Mali, segundo um comunicado da Presidência maliana.
A nomeação seguiu-se à demissão quinta-feira do Governo do primeiro-ministro, Soumeylou Boubèye Maiga, antes de Kéita reunir-se com as forças políticas da maioria e da oposição para abordar a situação sociopolítica do país e a formação de "um Governo de ampla abertura”, indica o comunicado.
Durante as discussões, o Presidente da República insistiu junto dos seus interlocutores na necessidade de colocar o Mali acima de tudo, e exortou-os a acompanhá-lo no processo de reconstrução do país, revela a mesma nota.
Kéita disse ter constatado "uma grande capacidade de escuta" dos seus interlocutores e disponibilidade "para federar as suas energias para o desenvolvimento do Mali e a felicidade das populações".
Decidiu então nomear Boubou Cissé nas funções de primeiro-ministro, encarregando-o de formar uma nova equipa governamental no espírito das conclusões das suas consultas com as forças políticas da maioria e da oposição, explica o texto.
Quinta-feira, o primeiro-ministro Soumeylou Boubèye Maiga, sob a ameaça de uma moção de censura apresentada pelos partidos políticos do campo presidencial e da oposição, “por má governação”, preferiu pedir a sua demissão quinta-feira e a do seu Governo ao Presidente Kéita.
Nos últimos tempos, líderes religiosos, incluindo o Presidente cessante do Alto Conselho Islâmico do Mali, o Imame Mahmoud Dicko, e o carismático chérif de Nioro, Bouyé Haidara, bem como partidos políticos da oposição e associações da sociedade civil reclamaram pela demissão do primeiro-ministro Maiga por dificuldades para gerir as graves crises de segurança, escolares e sociais que o Mali enfrenta atualmente.
-0- PANA GT/TBM/MAR/IZ 22abril2019