Niamey, Níger (PANA) - O Presidente nigerino, Issoufou Mahamadou, foi designado recipiendário do “Grande Prémio Artesão da Paz e Democracia” pela Delegação do Comissariado Geral de “Africa Democracy”, indica, esta terça-feira, um comunicado do Ministério nigerino dos Negócios Estrangeiros.
Este Prémio foi instaurado para honrar ilustres personalidades africanas que consagrem a sua vida ao serviço da democracia, da paz, da estabilidade e do desenvolvimento do continente africano, sublinha o texto.
O Presidente Issoufou ilustrou-se muito, nos últimos anos, na busca da paz em África e, mesmo, no mundo.
Empenhou-se, por exemplo, na resolução da crise líbia e da insegurança no Mali, mas também na busca e manutenção da paz e da segurança na região.
Participou ativamente na criação do G5 Sahel e da Força Mista Multidimensional na Bacia do Lago Tchad, entre outros países.
Em matéria de democracia, ele contribuiu, enquanto Presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), para a organização, no fim de 2019, das eleições na Guiné-Bissau, país exposto a uma crise política desde 2012 e que reencontra, pouco a pouco, o caminho da paz e da democracia.
-0- PANA SA/IS/FK/DD 7julho2020