Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigerino lidera processo da Zona de Comércio Livre

Niamey, Níger (PANA) - O Presidente nigerino, Issoufou Mahamadou, foi designado pela União Africana (UA), reunida recentemente na Etiópia, para liderar o processo de implementação do processo da Zona de Comércio Livre no Continente (ZCLC), noticiou quinta-feira o diário governamental "Le Sahel".

Para o efeito, o Presidente nigerino deverá apresentar o relatório da sua missão, em junho de 2017, durante a XXIX cimeira dos chefes de Estado da UA, precisa le Sahel.

A ZCLC é uma iniciativa prioritária da Agenda 2063 da UA. O seu objetivo é criar um único mercado continental de bens e serviços, estabelecer a livre circulação dos homens de negócios e assim abrir a via à aceleração da união aduaneira em 2022 e de uma comunidade económica africana até 2028.

As negociações para a criação duma ZCLC foram formalmente lançadas em junho de 2015 durante a cimeira da União Africana em Joanesburgo. Um ano mais tarde, o projeto parece registar uma aceleração.

Visto por muitos como uma evidência desde a assinatura em 1991, do Tratado de Abuja, que serve de base jurídica, foi preciso muito tempo para que os Estados-membros dêem finalmente o passo em frente.

-0- PANA SA/BEH/MAR/IZ 02fev2017