Presidente nigerino exige organização de eleições na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente nigerino, Mohamed Bazoum, cujo país exerce a presidência rotativa do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas em dezembro corrents, exigiu a realização, dentro do prazo, das eleições presidenciais, a 24 de dezembro corrente, na Líbia.
As eleições presidenciais estão marcadas para 24 de dezembro, devendo as legislativas ocorrer dois meses depois, de acordo com o calendário determinado pelas leis eleitorais aprovadas pelo Parlamento líbio.
Mas a tensão que acompanha o processo político, desde a 8 de novembro último, apresenta riscos que podem comprometer a organização das urnas.
Falando numa sessão do Conselho de Segurança (CS) em Nova Iorque (Estados Unidos) dedicada ao impacto do terrorismo e da mudança climática, e à discussão sobre a situação na região do Sahel e o problema da Líbia, Bazoum disse que "a data de 24 de dezembro para a realização das eleições na Líbia é crucial."
O Níger espera que as eleições presidenciais ocorram em boas condições e abram o caminho a uma paz e estabilidade dinâmicas na Líbia, disse o Presidente nigerino, em reação a novas vozes na Líbia favoráveis ao adiamento destas eleições, e segundo as quais as condições não são ideais para a realização das mesmas.
O representante permanente do Níger nas Nações Unidas sugeriu, há dez dias, ao assumir o cargo de presidente do Conselho de Segurança, que é melhor ratardar-se as eleições de dezembro na Líbia, porque, frisou, as condições de segurança são insuficientes.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 12dez2021