Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigerino considera Conselho de Entendimento "espaço economicamente viável"

Niamey, Níger (PANA) - O chefe do Estado nigerino, Mahamadou Issoufou, congratulou-se segunda-feira em Niamey com o potencial socioeconómico dos países membros do Conselho de Entendimento (CE),"um espaço economicamente viável com mais de dois milhões de quilómetros quadrados e mais de 68 milhões de habitantes".

"Os países do Conselho do Entendimento têm imensos recursos naturais que vão do urânio ao petróleo passando pelo ouro, pelo manganês, pelo ferro, pelos fosfatos, pelo carvão, pelo cimento, pela água, bem como pelos recursos agropastoris e haliêuticos", acrescentou Issoufou na abertura do CE.

Na sua ótica, o capital humano e os resursos naturais de que dispõe este espaço, mobilizados e desenvolvidos de maneira integrada, em paz e liberdade e com seguança, "podem fazer da nossa sub-região um dos mais prósperos no mundo".

Ele sublinhou assim a necessidade de "insistir particularmente no desenvolvimento das infraestruturas para explorar o imenso potencial da nossa subregião, em particular a realização das infraestruturas ferroviárias, nomeadamente a da zona ferroviária Parakou (Benin)-Dosso-Niamey-Téra (Níger)-Kaya (Burkina Faso).

O Presidente nigerino saúdou, além disso, os esforços de mediação levados a cabo pelo Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, na crise maliana, bem como a contribuição do Presidente Faure Gnassingbé do Togo, cujo país é atualmente membro do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ele disse esperar que "as instituições da transição maliana encontrarão a coesão e a força necessária à libertação do Norte do Mali para criar assim condições de organização de eleições livres e transparentes nos melhores prazos".

O Presidente nigerino renovou o seu apelo ao CS para autorizar "o mais rápido possível" o envio duma força internacional com vista a libertar, no Norte do Mali, "populações que, atualmente estão num imenso sofrimento".

A Cimeira dos Chefes de Estado do Conselho do Entendimento arrancou segunda-feira no Palácio dos Congressos de Niamey na presença dos Presidentes dos países membros da referida instituição a fim de abordar nomeadamente a situação de segurança na África Ocidental e grandes projetos de desenvolvimento no seio dos cinco Estados membros da organização, designadamente Benin, Burkina Faso, Côte d’ivoire, Níger e Togo.

Akém do Presidente Issoufou, estão presentes neste encontro os seus homólogos Blaise Compaoré do Burkina Faso, Boni Yayi do Benin, Faure Gnassingbé do Togo e Alassane Ouattara da Côte d´Ivoire.

Constam da agenda desta cimeira nomeadamente um projeto de orçamento, a convenção sobre a criação do Fundo de Desenvolvimento e a convenção relativa ao Centro Regional de Formação para a Manutenção Rodoviária no seio do CE.

-0- PANA SA/TBM/IBA/MAR/DD 19dez2012