Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano solicita mais apoio militar na luta contra Boko Haram

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Muhmmadu Buhari, exortou quinta-feira em N’djamena os países-membros da Comissão da Bacia do Lago Tchad a redobrar de esforços e intensificar as operações da Força Operacional Multinacional (MNJTF) criada para combater os insurretos de Boko Haram.

Falando durante discussões bilaterais entre a Nigéria e o Tchad, Buhari sublinhou que a segurança da Nigéria e a dos seus vizinhos estão intrinsecamente ligadas e acrescentou que isto exige que eles cooperem de forma forte nas questões relativas à segurança.

O Presidente nigeriano disse ter a certeza de que, quando for totalmente desdobroda e funcional, a MNJTF, que agrupa a Nigéria, o Tchad, o Níger e os Camarões, estará em condições de assegurar e estabilizar todas as localidades afetadas pelos insurretos de Boko Haram.

As suas declarações foram formuladas após a nomeação, quarta-feira, do general de Divisão Tukur Buratai, da Nigéria, como comandante da força da MNJT reorganizada que tem igualmente a República do Benin como membro honorário.

O Presidente nigeriano agradeceu ao Tchad pelo seu inestimável envolvimento na luta contra os insurretos e o terrorismo.

Para as relações bilaterais entre a Nigéria e o Tchad, o Presidente Buhari sublinhou que os dois países estão ligados por « natureza », e acrescentou que eles devem então trabalhar juntos para encontrar soluões duradouras para os seus litígios fronteiriços, os problemas de migração e de circulação de bens e serviços.

Em resposta, o Presidente tchadiano Idriss Déby Itno garantiu ao seu homólogo nigieriano que o Tchad vai continuar a trabalhar com a Nigéria para chegar a uma paz e a uma segurança duradouras na sub-região, tendo em conta as relações seculares, culturais e económicas que mantêm os dois países.

-0- PANA PR/AR/ASA/TBM/SOC/FK/IZ 5junho2015