Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano saúda OCI pela ajuda no combate à seita Boko Haram

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, congratulou-se com a promessa da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) de ajudar a Nigéria a combater os rebeldes da seita islâmica Boko Haram através de uma boa educação, entre outras coisas.

Durante uma reunião bilateral realizada com o secretário-geral da OCI, Youssef Ahmed Al-Othaimeen, à margem da 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em curso em Nova Iorque, o Presidente nigeriano sublinhou igualmente a importância da educação para extirpar o espírito de doutrinamento nefasto, sobretudo no plano religioso.

Segundo um comunicado publicado sexta-feira pelo porta-voz da Presidência, Femi Adesina, o Presidente Buhari sublinhou que o problema de segurança na Nigéria foi agravado pela mudança climática e pela explosão demográfica.

A nota indica que o Presidente Buhari sublinhou "pela enésima vez" a necessidade de reabastecer em água o Lago Tchad graças a uma transferência entre as diferentes bacias para satisfazer quase 45 milhões de pessoas que dependem dele para a agricultura, o gado, a pesca e várias outras atividades.

Do seu lado, o responsável da OCI declarou ao Presidente nigeriano que a sua organização votou uma resolução que pede aos seus Estados-membros para ajudar a Nigéria a combater o extremismo. Ele declarou que a sua organização está pronta para utilizar os seus serviços e as suas instituições para retificar a má interpretação que os rebeldes da Boko Haram fazem do Islão.

Al-Othaimeen, que notou que o desenvovimento é essencial para combater o extrermismo, prometeu igualmente oferecer a sua assistência à Nigéria nesta perspetiva.

-0- PANA MON/MA/ASA/BEH/SOC/FK/IZ 28set2018