Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano rejeita classificação de país entre cinco mais pobres do mundo

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, rejeitou a classificação pelo Banco Mundial da Nigéria entre os cinco países mais pobres do mundo.

"O país não é pobre. O problema do país não reside na pobreza, mas na redistribuição das riquezas. Se considerarmos a propriedade de aviões privados, a Nigéria estará entre os primeiros 10 países. No entanto, dizem que a Nigéria está entre os cinco países mais pobres do mundo", afirmou o chefe do Estado nigeriano durante a celebração do Dia do Trabalhador, quinta-feira, em Abuja.

Indicando que as realidades no terreno não refletiam a imagem de um país pobre, mas de um país cuja riqueza abundante deverá ser redistribuída de modo uniforme, o Presidente Jonathan acrescentou que o seu Governo trabalha arduamente e estabeleceu políticas para garantir que os Nigerianos acedam aos recursos financeiros para criar as suas próprias riquezas.

"A Nigéria não é um país pobre. O nosso PIB é superior a meio bilião de dólares americanos e a economia está em crescimento de cerca de sete porcento", precisou.

Ele rejeitou igualmente a notação financeira da Nigéria por organismos internacionais e pelas agências mundiais de notação.

O Presidente Jonathan indicou, por outro lado, que o seu Governo estava a transformar a agricultura de um programa de desenvolvimento rural para um vasto programa de criação de riquezas e atividades.

-0- PANA MON/VAO/ASA/JSG/IBA/CJB/TON 02maio2014