Presidente nigeriano reitera votos de estabilidade e paz na África Ocidental
Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, reiterou, domingo, o seu desejo de estabilidade, de paz, de progresso e de prosperidade em toda a sub-região oeste-africana.
Buhari manifestou esta posição durante uma audiência concedida ao seu novo homólogo eleito da Guiné Bissau, Umaro Mukhtar Sissoco Embalo, que efetuou domingo uma visita de trabalho dum dia à Nigéria.
Buhari significou a Embalo que, "sem estabilidade, não pode haver desenvolvimento".
Acrescentou que "faremos tudo o que estiver no nosso alcance para estabilizar a sub-região.”
Felicitou o Presidente cessante da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, candidato mal-sucedido às eleições presidenciais, por ter apoiado a emergência de Embalo na segunda volta do escrutínio “no interesse da paz e da estabilidade.”
Frisou que a história se lembrará do Presidente Vaz por ter colocado o interesse nacional acima do seu pessoal, sublinhando que este último se preocupa com a paz na região.
O Presidente nigeriano exprimiu o seu desejo de que os dois países trabalhem juntos para o bem dos seus povos respetivos.
Reiterou a sua visão da paz, do progresso e da prosperidade na África Ocidental.
Por sua vez, o Presidente Embalo declarou ter viajado para a Nigéria para uma “visita de agradecimento” e exprimir os seus “bons votos” depois da sua emergência enquanto vencedor das eleições renhidamente disputadas que acabam de ocorrer no seu país.
Empresário e político, Embalo foi primeiro-ministro da Guiné-Bissau sob o regime do Presidente cessante, José Mario Vaz, entre 2016 e 2018.
Era membro do Partido Africano para a Independência da Guiné e de Cabo Verde (PAIGC) antes de fundar o Movimento para uma Alternativa Democrática (MADEM G15) com base no qual venceu as presidenciais.
Felicitou o Presidente Buhari pelo seu apoio que favoreceu a sua emergência enquanto vencedor das eleições e reconheceu a disposição calorosa e amigável da Nigéria para com ele e o seu povo.
Informou o líder nigeriano que é um convidado de honra especial na sua investidura que deve decorrer em fevereiro próximo.
O convite foi desde já aceite por Buhari que lhe deu garantias de que se vai esforçar para o honra.
-0- PANA MON/RA/AKA/IS/MAR/DD 06jan2019