Presidente nigeriano reduz viagens oficiais para fora do país
Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, aprovou a aplicação imediata de medidas complementares de redução das despesas que visam instaurar o rigor e a prudência financeiras, em particular no que diz respeito às viagens oficiais para o estrangeiro.
As novas medidas, anunciadas quarta-feira, reduzem os subsídios de viagens concedidos aos ministros e a outros altos responsáveis do Governo, e exigem que submetam os seus planos de viagem para obter uma autorização.
Os visados são reputados por efetuar viagens frequentes para o estrangeiro e a nível local, às vezes viajando para eventos privados à custa do Estado.
As novas medidas, anunciadas pelo porta-voz do Governo Federação da Nigéria, Willie Bassey, exigem que, quando um ministro for chefe de delegação, o tamanho da sua equipa não deve exceder as quatro pessoas.
O Presidente também entende, contudo, que os ministros, os secretários permanentes, os conselheiros especiais, os assistentes especiais principais do Presidente, os chefes de departamentos extraministeriais do Governo Federal e os presidentes diretores-gerais de empresas públicas continuem a viajar em classe executiva, enquanto as outras categorias de funcionários viajarão em classe económica.
Por conseguinte, todos os ministérios, departamentos ministeriais e agências devem submeter os seus planos de viagem anuais para compromissos e reuniões estatutárias ao Gabinete do chefe da Função Pública da Federação para obter uma autorização expressa, no primeiro trimestre do exercício, indica um comunicado oficial.
-0- PANA MON/AR/NFB/TBM/FK/IZ 18out2019