Presidente nigeriano promete profissionalismo para Exército no combate ao terrorismo
Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, prometeu, quinta-feira última, em Abuja, reforçar o profissionalismo e reequipar o Exército para que responda às novas exigências ligadas ao combate ao terrorismo, perpetrado pela Província do Estado Islâmico na África Ocidental, ala dissidente de Boko Hara (ISWAP).
O Presidente Buhari fez esta promessa quando recebia três helicópteros destinados ao Exército nigeriano (NAF), no auje da luta contra grupos terroristas na região do nordeste, soube a PANA de fonte oficial em Abuja.
A cerimónia de receção dos três helicópteros, dosi quais dois de tipo Agusta 109 e um de tipo Mi-17 E, comprados na Sérvia, decorreu em Eagle Square, em Abuja, a capital federal nigeriana.
Afirmou à população que a promessa de se pôr termo ao terrorismo se vai realizar, frisando no entanto que a nova orientação consiste em permitir ao Exército cumprir bem a sua missão para a nação.
"A política da administração é reforçar o profissionalismo e as capacidades mas também equipar suficientemente as forças armadas e outras agências de segurança”, reiterou Buhari.
Convidou a NAF a demostrar disciplina durante as suas operações e desenvolver uma cultura de manutenção do material, o que, a seu ver, permitirá à nação tirar plenamente proveito dos seus novos helicópteros.
Recordou que os dois helicópteros, de tipo Agusta 109, recebidos anteriormente, comprados há dois anos na Itália, tiveram um impacto na luta contra o terrorismo.
Reiterou a promessa de pôr termo à insurreição de Boko Hara, aos raptos e a outras formas de criminalidades que afetam o país.
Por sua vez, o chefe do Estado-Maior do Exército, o general Sadique Abubakar, lembrou que o Governo federal da Nigéria, tinha comprado e recebido 22 aviões militares nos últimos quatro anos.
Esta frota deverá ser reforçada com 17 aeronaves suplementares, dos quais 12 Super Tucanos provenientes dos Estados Unidos.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR/DD 07fev2019