Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano preocupado com crise política no Níger

Abuja- Nigéria (PANA) -- O Presidente da Nigéria, Umaru Yar'Adua, exprimiu quarta-feira os seus receios face à situação política no Níger, onde o Presidente Mamadou Tandja acaba de organizar um referendo, contra o parecer da Assembleia Nacional e do Tribunal Constitucional, para adoptar uma nova Constituição que prolonga o seu mandato actual de três anos.
Durante uma audiência no Palácio Presidencial concedida ao embaixador do Níger na Nigéria, Moussa Elhadji Ibrahim, o Presidente nigeriano declarou que "ao formular os meus melhores votos ao meu irmão, o Presidente Mamadou Tandja, devo exprimir os meus receios relativos à situação política no Níger engendrada pela sua vontade de prolongar o seu mandato".
"Sei que um referendo foi organizado terça-feira a esse respeito.
Como sabe, a Nigéria e o Níger são países irmãos que mantêm relações muito particulares e a situação que afecta um não poderá poupar o outro", acrescentou.
Antes, Moussa Ibrahim, embaixador em fim de missão na Nigéria, exprimiu o seu reconhecimento ao Presidente e ao povo nigerianos "pela excelência da cooperação entre os dois países e o calor fraternal" de que ele foi objecto durante o seu mandato de oito anos.
Os resultados do referendo no Níger deverão ser conhecidos nos próximos dias.