Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano pede cooperação internacional na guerra contra terrorismo

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, apelou novamente para uma maior cooperação internacional e para a coordenação na guerra contra o terrorismo, num comunicado de imprensa divulgado terça-feira pelo seu conselheiro especial para as Relações Públicas, Reubens Abati.

Falando durante audiências separadas com os novos embaixadores de Israel, da Rússia, da Grécia e da Argélia, que apresentaram as suas cartas credenciais no Palácio Presidencial, o Presidente Jonathan declarou que a Nigéria e outros países vão beneficiar amplamente duma maior colaboração entre as suas agências de segurança na luta contra o terrorismo nacional e internacional.

O Presidente Jonathan disse aos novos embaixadores que a Nigéria desejava uma cooperação acrescida com os países que têm mais experiência na matéria pelas suas operações em curso contra os grupos terroristas domésticos.

Ao novo embaixador israelita, Uriel Palthi, o Presidente nigeriano declarou que desejava visitar Israel este ano e discutir os meios de reforçar a cooperação bilateral entre a Nigéria e o Estado hebráico.

Ele garantiu igualmente aos novos embaixadores da Grécia, da Rússia, da Argélia e do Senegal, respetivamente Alekos Oikonomopoulos, Nikolay Udovichenko, Belkacem Smaili e Amadou Habibou, que a sua administração vai apoiar plenamemente os seus esforços para reforçar as relações cordiais existentes entre a Nigéria e os seus países.

-0- PANA PR/VAO/AKA/TBM/IBA/MAR/TON 18junho2013