Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano pede colaboração reforçada contra terrorismo em África

Abuja, Nigéria (PANA) – Pôr termo à insurreição em África vai exigir uma colaboração acrescida entre os Governos, as instituições financeiras e as agências de segurança para identificar os Governos que financiam as atividades terroristas, declarou terça-feira o Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari.

« As atividades terroristas sempre foram financiadas pelos doadores e isto pode ver-se na sua aquisição de armas, nos seus movimentos, entre outros logísticos. Aqui, na Nigéria, vimos que a seita Boko Haram possui enormes recursos materiais e que ela tem laços estreitos com o EI (Estado Islâmico) », declarou.

O Presidente Buhari fez estas declarações no Palácio da República, em Abuja, durante uma cerimónia de despedida do embaixador queniano na Nigéria, Tom Amolo.

Ele afirmou que os ataques terroristas em África tem a marca duma preparação minuciosa, de alianças muito sólidas e de apoios financeiros apropriados que devem ser minuciosamente localizados e combatidos.

« Nós precisamos duma orientação comum a fim de exitar no nosso combate contra o terrorismo », acrescentou o Presidente Buhari que sublinhou que os Governos africanos devem envidar esforços a fim de dissuadir os jovens de juntar-se aos grupos terroristas que os utilizam para cometer ataques suicidas.

-0- PANA MON/AR/ASA/BEH/SOC/FK/IZ 6abril2016