Presidente nigeriano pede a compatriotas para não cederem ao pânico
Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, exprimiu a sua "tristeza" devido à confirmação do primeiro caso de coronavírus (COVID-19) no país e pediu aos seus compatriotas para não cederem ao pânico “pois isto de levantar inquietações inúteis fará mais mal do que bem”.
O Presidente Buhari deplorou a confirmação quinta-feira última deste primeiro caso, “apesar dos esforços grandes do Governo em termos de medidas de prevenção e riposta tomadas aos níveis das nossas fronteiras e além-fronteiras”.
Todavia, felicitou o Ministério Federal da Saúde e outras agências competentes “cuja diligência e eficácia” permitiram detetar, diagnosticar e isolar rapidamente este caso.
Também se congratulou-se com medidas rapidamente tomadas para identificar e rastrear todos aqueles com quem o paciente zero esteve em contacto.
Num comunicado publicado pelo seu porta-voz, Malam Garba Shehu, o Presidente Buhari advogou a vigilância por parte de todos os cidadãos e das agências governamentais competentes.
"Os Nigerianos devem respeitar estritamente as recomendações dadas pelo Ministério da Saúde, pelo Centro Nigeriano de Luta contra Doenças e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a melhor maneira de se prevenir a infeção”, martelou.
Por outro lado, o número de pessoas colocadas atualmente em quarentena é de 43, das quais 39 no Estado de Ogun, que estiveram em contacto com o caso, e quatro cidadãos chineses no Estado de Plateau, no noroeste do país.
As 39 pessoas isoladas no Estado de Ogun são as que estiveram em contacto com o cidadão italiano, quando ele visitou a empresa Lafarge Africa em Ewekoro, no Estado de Ogun.
Trata-se do motorista que lhe conduziu a partir do seu hotel e dos que lhe serviram comida e bebida.
Segundo o comissário da Saúde do Estado de Plateau, Nimkong Ndam, os quatro cidadãos chineses são mineiros que trabalham na coletividade local de Wase no Estado.
Um chegou a 25 de fevereiro último e os três outros, um dia depois.
Atualmente, quatro laboratórios na Nigéria podem diagnosticar o COVID-19, designadamente o Laboratório Nacional de Referência do Centro Nacional de Luta contra as Doenças (NCDC), o Laboratório de Virologia de Estado do Hospital Universitário do Estado de Lagos, o Hospital Universitário Especializado de Irrua em Edo e o Centro Africano de Excelência sobre a Genómica das Doenças Infeciosas ACEGID) em Ede.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/FK/DD 2março2020