Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, ordenou quarta-feira a reabertura imediata de quatro das fronteiras terrestres da Nigéria.
Trata-se das fronteiras de Seme, no sudoeste com a República do Benin, e a de Mfun, no sudeste com os Camarões. As outras são Ilela e Maigatari, na região do noroeste do país.
Outros pontos fronteiriços serão reabertas antes de 31 de dezembro de 2020.
A Nigéria fechou, em agosto de 2019, as suas fronteiras terrestres para conter a importação ilegal de drogas, armas ligeiras e produtos agrícolas provenientes dos países vizinhos da África Ocidental.
O Conselho Executivo Federal (FEC), presidido pelo Vice-Presidente Yemi Osinbajo, já tinha aprovado a recomendação do comité para a reabertura das quatro fronteiras terrestres do país com efeito imediato.
Outras serão reabertas em tempo útil, declarou o responsável nigeriano durante a reunião.
A ministra das Finanças, Orçamento e Planeameno Nacional, Zainab Ahmed, anunciou a reabertura após a 28ª reunião virtual do Conselho, em que o Presidente Buhari participou, a partir de Daura, Katsina.
A governante nigeriana declarou que a restrição sobre a importação de alguns produtos, como o arroz, permanecerá em vigor.
-0- PANA MON/AR/MTA/IS/FK/IZ 17dez2020