Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano instado a impedir execução de nacionais na Gâmbia

Lagos, Nigéria (PANA) – A Organização não Governemental (ONG) nigeriana "Projeto para Responsablidade e Direitos Económicos (SERAP) pediu ao Presidente Goodluck Jonathan «que use da sua posição e da influência do seu país no seio da CEDEAO» para impedir as autoridades gambianas de executar os dois Nigerianos e os mais de 30 Gambianos que se encontram no corredor da morte na Gâmbia.

« Nós estamos muito preocupados, após as informações muito credíveis sobre a execução de nove detidos pelas autoridades gambianas, que dois Nigerianos e mais de 30 Gambianos estejam na iminência de serem executados. O Presidente nigeriano deve agir com urgência para impedir matanças ilegais e arbitrárias antes que seja tarde», declara a SERAP num comunicado publicado segunda-feira em Lagos.

A ONG considera que essas matanças violam as resoluções para uma moratória sobre as execuções adoptadas pela Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos e pela terceira comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

-0- PANA SEG/NFB/DIM/IZ 27ago2012