Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano insta países africanos a ajudar Zimbabwe

Abuja- Nigéria (PANA) -- O Presidente da Nigéria, Umaru Yar'Adua, apelou aos países africanos a apoiar rapidamente o Zimbabwe para permitir a este país da África Austral sair da crise humanitária.
Falando por ocasião da apresentação das cartas credenciais do embaixador da África do Sul na Nigéria, Jeremiah Nyamane Kingsley Mamabolo, no Palácio Presidencial de Abuja, o Presidente Yar'Adua disse que "as nações africanas devem mostrar o caminho ao dar apoio e assistência ao povo do Zimbabwe neste período crítico".
"A Agência Nacional (Nigeriana) de Gestão das Situações de Emergência (NEMA) já está a fazer a avaliação das necessidades imediatas e uma proposta para o envio de produtos humanitários ao Zimbabwe", indicou.
O Presidente exprimiu a sua confiança na capacidade da África do Sul e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em resolver a situação política no Zimbabwe e prometeu conceder o seu apoio aos seus esforços.
Disse estar satisfeito pelas relações muito fortes entre a Nigéria e a África do Sul e assegurou ao novo embaixador que todos os esforços seriam feitos para executar as decisões do Conselho Binacional entre os dois países, reunido actualmente em Abuja.
Antes, o novo embaixador sul-africano na Nigéria informou o Presidente Yar'Adua dos esforços do seu país para resolver a situação no Zimbabwe, bem como das necessidades em matéria de ajuda humanitária a favor deste país da África Austral.
Durante uma audiência separada com a nova embaixadora do Brasil na Nigéria, Ana Candida Perez, o Presidente nigeriano disse ser importante para os dois países restabelecer e reforçar as suas relações no interesse mútuo dos dois povos.