Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano insta CEDEAO a privilegiar seus primeiros objetivos

Ilha do Sal- Cabo Verde (PANA) -- O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, considera que chegou o momento de a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) privilegiar os seus objetivos iniciais.
Agora que a paz e a estabilidade prevalecem na maioria dos países da África Ocidental, disse, a CEDEAO "deve atribuir uma maior atenção à adoção de medidas económicas que tenham um impato positivo sobre a vida dos seus 230 milhões de habitantes".
O chefe de Estado nigeriano falava durante um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, Pedro Pires, antes da abertura, esta sexta-feira, da cimeira da CEDEAO na ilha do Sal, em Cabo Verde.
Segundo ele, a cimeira de Sal oferece aos líderes oeste-africanos uma oportunidade histórica para se concentrar de novo na visão de integração e desenvolvimento económico dos pais fundadores.
"A visão dos pais fundadores era o desenvolvimento socioeconómico rápido da sub-região.
Nestes últimos anos, as crises internas obrigaram-nos infelizmente a consagrar mais tempo à sua resolução do que às questões de desenvolvimento económico", observou.
"Agora que estas crises diminuíram consideravelmente, devemos preocupar-nos com a melhoria da vida dos nossos povos e acho que esta cimeira será a fase histórica em que começaremos a pôr de lado as crises para privilegiar o desenvolvimento económico", acrescentou Jonathan que presidiu à reunião na sua qualidade de presidente em exercício da CEDEAO.
Ele exprimiu a sua satisfação quanto à agenda da cimeira, "que comporta comunicações importantes sobre o desenvolvimento económico e infraestrutural", afirmando que isto corresponde à necessidade de orientar a organização sub- regional para a realização rápida dos seus primeiros objetivos.
Ele congratulou-se igualmente com a cimeira CEDEAO-Brasil deste sábado, notando que a parceria projetada entre a CEDEAO e a potência económica emergente sul-americana "irá seguramente ser mutuamente benéfica".
O Presidente Jonathan agradeceu ao Governo e ao povo de Cabo Verde por acolher as duas cimeiras, garantindo ao seu homólogo Pedro Pires que as disposições e serviços criados por este pequeno Estado insular "são adequados".
Durante este encontro, o Presidente cabo-verdiano agradeceu ao seu homólogo nigeriano por ter pessoalmente liderado a delegação do seu país às duas cimeiras, afirmando que a sua participação será um valor acrescentado às discussões de Sal.