Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano favorável a negociações com seita Boko Haram

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, declarou quarta-feira que não se opõe às negociações propostas pelo Estado de Borno, no norte do país, com a seita Boko Haram, autor de atos de violência.

Ele declarou que as explosões são atos terroristas, sublinhando que, em caso de fracasso das negociações propostas, o seu Governo não hesitará em utilizar “todos os seus meios” para restabelecer a ordem na zona.

“A razão desta oferta é que nenhum Governo deseja matar os seus cidadãos, que eles estejam armados ou não”, declarou o Presidente Jonathan.

“Não há nenhum mal em desejar negociar com milícias armadas que lutam contra o Estado. Fizemo-lo com êxito com o meu antecessor no Delta do Niger”, declarou à imprensa, na sede das Nações Unidas.

“Como o governador do Estado de Borno dispõe duma certa autonomia, se ele identificou as pessoas que estão por detrás, não vejo inconveniente”, acrescentou o Presidente Jonathan.

O Presidente Jonathan está entre os 30 chefes de Estado e de Governo que participam na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas sobre a Sida que decorre na sede desta instituição.

Durante o encerramento da cimeira sobre a sida, os países-membros deverão adotar uma Declaração que vai guiar as respostas dos países ao HIV durante os próximos cinco anos.

-0- PANA MON/VAO/ASA/AAS/SOC/MAR/IZ 9junho2011