Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano demite conselheiro encarregue da luta contra terrorismo

Lagos, Nigéria (PANA) – O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, demitiu o seu conselheiro encarregue da luta contra o terrorismo, Zakari Ibrahim, na sequência do ataque de 26 de agosto último contra a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Abuja, a capital federal, anuncia esta segunda-feira Thisfay (jornal privado).

Bakari foi substituído pelo comandante da 82ª Divisão do Exército nigeriano, o general Sarkin Yakim Bello, indica o jornal afirmando que outras mudanças são iminentes no sistema de segurança do país.

O general Bello ocupava precedentemente as funções de comandante da força especial conjunta no Delta do Níger, rico em petróleo, no auge das atividades de desestabilização do setor petrolífero por ativistas desta região.

Thisday relata também que os Serviços de Imigração da Nigéria (NIS) ordenaram a expulsão de imigrantes ilegais originários de vários países africanos, dos quais a Somália, o Tchad, o Mali, o Sudão, o Níger e o Senegal.

Ele cita os responsáveis dos NIS como tendo explicado que as expulsões visam desestabilizar o grupo rebelde islamita, Boko Haram, composto maioritariamente por kamikazes, que a seita Boko Haram afirma ter treinado, não são Nigerianos.

Boko Haram reivindicou os últimos ataques à bomba ocorridos na Nigéria, dos quais o atentado perpetrado contra a sede da ONU em Abuja.

-0- PANA SEG/NFB/SSB/FK/DD 05set2011