Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano dá instrução sobre massacre de Baga no nordeste do país

Ibadan, Nigéria (PANA) - No meio dos protestos internacionais contra o presumível assassinato de dois mil civis na cidade de Baga no nordeste da Nigéria, na semana passada, o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, declarou segunda-feira ter dado instruções ao Conselho Nacional de Segurança para dizer aos Nigerianos o que aconteceu realmente.

"Dei instruções ao Conselho Nacional de Segurança para fazer uma exposição completa aos Nigerianos sobre a questão de Baga", declarou o líder nigeriano numa paragem de campanha na cidade sudoeste de Ibadan, acrescentando que a sua administração está a trabalhar arduamente para ganhar a guerra contra o terrorismo.

Segundo relatos, os insurretos da seita Boko Haram atacaram a cidade de Baga, no Estado de Borno, por duas vezes na semana passada, ocupando a base militar da cidade que eles destruíram, antes de abaterem igualmente quase dois mil civis.

No entanto, o Governo nigeriano não confirmou o massacre de tão grande número de civis na cidade de 10 mil habitantes, enquanto o Exército reconheceu o ataque, mas ainda não deu igualmente uma cifra aproximada dos feridos.

O porta-voz militar, major-general Chris Olukolade, declarou que, pelo menos 14 soldados morreram em ação durante o ataque de Baga, enquanto mais de 30 outros ficaram feridos.

Ele indicou que a situação em Baga está a ser estudada para determinar a ação apropriada que permitirá restabelecer a ordem pública e a normalidade à comunidade após o ataque.

A insurreição de cinco anos no nordeste do país fez mais de 13 mil mortos e paralisou praticamente os três Estados mais afetados de Adamaoua, Borno e Yobe, apesar da imposição do Estado de emergência.

-0- PANA SEG/VAO/MTA/BEH/IBA/FK/IZ 13jan2015