Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano condena explosão durante comício do seu partido

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, condenou a explosão que custou a vida a pelo menos 10 pessoas quinta-feira durante um comício do seu partido, o Partido Popular Democrático (PDP), em Suleja, no Estado do Níger, no norte do país.

Um comunicado da Presidência indicou que o chefe de Estado exortou as agências de segurança nacional a executar operações de informação e de supervisão em todo o país para impedir « outra tentativa pelos inimigos da democracia de perpetrar atos de violência política contra inocentes nigerianos ».

O Presidente qualificou o ataque de « muito deplorável, cobarde e cruel ».

Ele sublinhou com muita satisfação que uma pessoa suposta ter participado no ataque de Suleja continua detido antes de garantir que o Governo iria punir os indivíduos acusados de violência pré-eleitoral ou eleitoral.

Por seu lado, o candidato do principal partido da oposição, o Congresso para a Ação da Nigéria (ACN), Malam Nuhu Ribadu, qualificou as pessoas que morreram neste ataque de « heróis da nossa democracia » que não devem morrer em vão.

O comício senatorial do PDP estava quase a terminar quando a explosão aconteceu.

-0- PANA MON/SEG/LSA/TBM/SOC/MAR/TON 04março2011